sexta-feira, 18 de março de 2011

Vacinação é intensificada em São Lourenço do Sul...


Um mutirão de vacinação foi deflagrado em São Lourenço do Sul para diminuir os riscos de contaminação com doenças como tétano e hepatite B. Desde a enxurrada que devastou o município na semana passada, mais de 11 mil moradores já foram imunizados. A meta é chegar a 15 mil.

A campanha iniciou no sábado, quando 500 pessoas receberam doses que estavam estocadas no município. O restante das vacinas foi encaminhado pela Secretaria Estadual de Saúde.

O atendimento começou no posto de saúde central — único que estava funcionando após os estragos — e nos abrigos. Com a reabertura dos outros postos, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Agentes foram para as ruas e, de porta em porta, vacinam os moradores, já que a procura pelos postos ainda é pequena, em função da limpeza das residências.

— A nossa orientação é de que as pessoas procurem os postos de saúde ou as equipes nas ruas, para buscarem orientação sobre os seus casos, saber se já tomaram ou não as vacinas e quais as faixas etárias indicadas. Observando estes fatores, as pessoas poderão ser imunizadas — explica Arilson da Silva Cardoso, secretário de Saúde de São Lourenço do Sul. A vacinação segue por tempo indeterminado.

Cuidados com a água e campanhas de conscientização também são realizadas

Nas ruas de São Lourenço do Sul, carros de som alertam para cuidados durante a limpeza das residências, como o uso de luvas e botas, prevenindo o risco de contaminação e evitando possíveis picadas de insetos e animais peçonhentos. Panfletos também estão sendo entregues.

A água também recebe atenção especial, com a distribuição de hipoclorito de sódio, substância utilizada para a desinfecção do líquido.

Equipes também estão fiscalizando bares e supermercados, para evitar a comercialização de alimentos contaminados pela água.

Fonte e imagem: Jornal Zero Hora - Porto Alegre

5 comentários:

Anônimo disse...

Jefferson,parabens ao teu Município,de São Lourenço,pois parece,que estão a trabalhar bem...Claro,que nestes acontecimentos,acontecem sempre falhas,mas ,por tudo,o que tenho aqui lido,dá-me a ideia,que têm sido eficientes.Parabens,pela preciosa cobertura,que aqui tens dado,aos acontecimentos,na terra,que te viu nascer...onde tens as tuas raízes.
Meu abraço
Tua sempre companheira poética e amiga,
Alga Marinha

Anônimo disse...

As enxurradas provocaram muitos danos materiais e aí,agora tem que se pensar em ir voltando à vida normal,pouco a pouco.Os meus parabens ,para você ,Jefferson Dieckmann,pelo seu trabalho,neste blog,muito bem apresentado.
Nina

Anônimo disse...

Jefferson,parabens,pelos 30000 visitantes!É obra!
Beijos
Su

Anônimo disse...

A tua cobertura às enxurradas de São Lourenço,merece ser aplaudida!Embora,uma reportagem triste,mas o teu trabalho aqui,é merecedor de referência!!!
Beijos para ti
Su

Maurélio disse...

Jefferson, seu blog poderia ser declarado de utilidade pública, belas reportagens por aqui.
Não faltam os ecantos dos versos também.
Abraços