sexta-feira, 11 de março de 2011

Prefeitura de São Lourenço do Sul decreta calamidade pública após enxurrada...

Enxurrada arrastou carro em São Lourenço do Sul:imagem 1



O prefeito em exercício de São Lourenço do Sul, José Daniel Raupp Martins, decretou situação de calamidade pública no município, que foi castigado pela enxurrada. O documento será encaminhado à Defesa Civil Estadual nesta sexta-feira.

— Ainda não posso falar nada sobre prejuízos. Até mesmo porque temos que nos preocupar com os moradores. Mas eu decretei a situação de calamidade pública e o documento será encaminhado para Defesa Civil amanhã (sexta-feira) — explicou o prefeito.

São Lourenço do Sul teve cerca de 20 mil pessoas afetadas pelo mau tempo. Oito bairros ficaram alagados, residências foram destruídas, além de estradas e pontes danificadas.

— Se continuar com este tipo de vento, a lagoa estando baixa, em dois dias a gente possa ver todas as áreas sem água. Aí será possível fazer um diagnóstico dos prejuízos. Além da agricultura, a área urbana também sofreu muito. Mas o mais grave são as vidas humanas que se perderam. Isto não tem preço. A cada momento que a água baixa, mais óbitos aparecem — lamentou o prefeito.

Por volta das 2h da madrugada desta quinta-feira, assim que a prefeitura percebeu que a situação iria se agravar, um carro de som cruzou pelas ruas da cidade emitindo alerta.

— Não foi uma enchente. Foi uma enxurrada. Uma avalanche de água. Se não colocássemos o carro de som, talvez tivéssemos uma tragédia ainda maior. Pelas 2h da manhã, quando a chuva aumentou, as pessoas estavam dormindo — relatou Raupp.

O município de São Lourenço do Sul tem até agora oito mortes confirmadas em decorrência da enxurrada. A informação é do subcomandante Geral da Defesa Civil Estadual, coronel Altair Cunha. Seis vítimas foram identificadas. Na noite desta quinta, equipe do Instituto Geral de Perícias foi acionada para fazer a confirmação dos nomes.

Exército, Marinha e Aeronáutica enviaram reforços às equipes. Diversos órgãos e entidades organizaram centrais para recolhimento de donativos.

Além dos danos em moradias, a infraestrutura viária foi danificada, com quedas de pontes na BR-116, o que deixa áreas isoladas.

A chuva forte começou ainda na tarde de quarta-feira. Durante a noite os problemas se intensificaram, deixando moradores ilhados.

A prefeitura chegou a acionar um carro de som, que por volta das 2h da madrugada cruzou pelas ruas da cidade alertando sobre o risco da enxurrada.

Além de São Lourenço do Sul, as cidades de Turuçú, Rio Grande e Pelotas também tiveram problemas com a chuva.

Fonte e imagem: Jornal Zero Hora - Porto Alegre

2 comentários:

Fernanda Eick disse...

Oi Jefferson!

Eu estava procurando mais informações sobre São Lço, quando encontrei teu blog.
Não sei se lembras de mim, mas tbm sou Lourenciana, apesar de residir em POA à oito anos.Fico feliz quando a internet nos oportuniza encontrar alguns dos "desgarrados" conterrâneos que com sua mala de garupa, foram desbravar outros pampas.
Não pude ir até São Lço, mas estou acompanhando tudo pelo jornais e TV. Sinto pela morte de alguns amigos e conhecidos, mas espero que a nossa bela Pérola da Lagoa consiga superar toda essa tristeza.
Um grande abraço para ti.
Fernanda Eick

Stingray disse...

Procurando notícias sobre o acontecido cheguei neste blog, mas a maior de todas as dúvidas continua sem resposta.
O que foi que realmente aconteceu?
As comportas de alguma represa foram abertas? Espero que essas respostas apareçam neste blog.