quinta-feira, 6 de outubro de 2011

"Lourenstock", o festival de rock de São Lourenço do Sul...

Há alguns anos atrás, puxando pela memória, me veio à cabeça um Festival de Rock acontecido na década de 70, na minha cidade natal, São Lourenço do Sul - RS. Na época, estávamos no auge do crescimento do rock e bandas como Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Alice Cooper, Genesis, Pinh Floyd, Emerson, Lake & Palmer, Rush, Yes, Rolling Stones, entre outras, faziam um sucesso estrondoso entre os jovens do mundo todo.  No Brasil, tínhamos O Terço, Casa das Máquinas, Made in Brazil e Rita Lee, apenas para citar algumas. O nosso festival teve este nome, como uma clara alusão ao festival de Woodstock, realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, em uma fazenda na cidade de Bethel, estado de Nova York, EUA. O "Lourenstock" aconteceu no dia 28 de novembro de 1971, nas dependência do "Estádio das Hortências", do Grêmio Esportivo Lourenciano, e inscreveram-se bandas de toda a região Sul do estado do Rio Grande do Sul.
A apresentação das várias bandas foi avaliada por uma comissão julgadora. a fim de escolher a melhor banda da noite, e a vencedora do festival foi a "Casca de Laranja", de São Sebastião do Caí, município distante cerca de 200 quilômetros de São Lourenço do Sul.
Só que, estas lembranças estavam apenas na minha mente e , mesmo assim, eram imagens vagas.
Não haviam informações escritas ou gravadas sobre o festival e, portanto sempre foi muito difícil comentar, discutir e divulgar esse evento único na história da região Sul gaúcha. Isto até ontem, quando recebi o contato, via este blog, do Cláudio Machado, um dos integrantes da banda vencedora, e a quem eu agradeço imensamente o material fotográfico, a disposição e o interesse em colaborar!
Nos próximos dias, com a ajuda do Jones, irmão do Cláudio, que já se comunicou comigo também, poderemos conseguir mais informações e materiais para ampliarmos esta postagem.
Quem sabe até, a partir daqui, podemos plantar a semente de um novo "Lourenstock", incrementando o turismo e a arte na nossa Pérola da Lagoa?
Vejam, um pouco, do que foi o "Lourenstock":



O anúncio do jornal...
 
As informações da banda para a sua inscrição...

A banda em ação...


A "Casca de Laranja"...!



3 comentários:

Anônimo disse...

Que cobertura!!!Demais,demais!!!!
beijao,campeao!!!rs
Yo

Anônimo disse...

Sempre na vanguarda!Parabens!!!!
Bjus
Nina

Anônimo disse...

Xiiiiii...como sabe bem chegar aqui e ler isso tudo,genti!Muito legal,Jefferson!
Rui