domingo, 15 de julho de 2012

Os Beatles fazem show em cima do telhado da Apple...



No dia 30 de janeiro de 1969, os Beatles realizavam o seu último show. O local pode não ter sido dos mais apropriados, mas ajudou a alimentar o caráter histórico do concerto. No último andar (ou "telhado") do prédio da Apple Records, em Londres, o quarteto de Liverpool apresentou um punhado de canções, em pouco mais de 40 minutos, para a gravação do filme "Let It Be".

No "show", os Beatles tocaram as seguintes canções: "Get Back" (três vezes), "Don't Let Me Down" (duas vezes), "I've Got a Feeling" (duas também), "One After 909" e "Dig a Pony". Durante os intervalos para o engenheiro Alan Parsons trocar as fitas, Lennon & Cia. também arriscaram o hino da Inglaterra, "God Save the Queen".

Naquele período, a relação de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr não era das melhores. A gravação em estúdio do álbum "Let It Be" transcorreu a duras penas, com a "vigia" permanente de Yoko Ono.

A ideia do show partiu de John Lennon. Na verdade, a banda queria fazer um show de despedida em algum lugar mais apropriado. Mas como foi difícil agendar o tal show, os Beatles acabaram fazendo a sua última apresentação no alto do prédio da sede de sua gravadora, que ficava próximo a Piccadilly Circus.

Mesmo com a impressão de que não estavam sendo assistidos por ninguém, quando os primeiros acordes de "Get Back" soaram, um burburinho se formou, e as sacadas dos prédios vizinhos ficaram apinhadas de gente. Só a rígida polícia inglesa que não entendeu nada. Resultado: inconformados com o pedido para diminuir o som, os quatro integrantes preferiram terminar a "apresentação".



Nenhum comentário: