sexta-feira, 1 de junho de 2012

Lourenstock e Woodstock...!!!

O levantamento da história do "Lourenstock", festival de rock acontecido em São Lourenço do Sul - RS em 1971, não para de nos proporcionar surpresas e boas histórias! Tenho aqui, mais um depoimento do Jones Machado, integrante e um dos líderes da banda "Casca da Laranja", vencedora do referido festival. Nele, temos lembranças do festival, planos para reativar a banda e a história de uma visita a fazenda onde aconteceu o mágico " Woodstock"! Tudo isto você vai ler a seguir.

"Alo Jeff,


Cara, que sincero e original relato. Parabens ao Jorge, pela sinceridade e coragem, hehe. Muito bom mesmo saber como "a coisa toda comecou". Voce esta conseguindo recuperar uma importante fase da historia musical do RS, que maravilha meu!
Sem duvidas que naquela noite magica eu, o Claudio e os demais companheiros da Casca da Laranja conversamos com o Jorge Lourenco e sua turma, certamente ate fumamos alguma coisa tambem, hehe.
Ja que estamos falando nos "...stocks" , eu estive em Woodstock. Mas calma, nao foi no evento do festival, foi no local onde ele foi realizado, na fazenda Yasgur, no condado de Sullivan no estado de NY. Estive la por duas vezes durante os sete anos que residi em NY. E' um lugar simplesmente magico, tomado de uma energia indescritivel, voce apenas sente a brisa e a energia do local e ja tem a certeza de que ali aconteceu algo extremamente fora do comum, muito importante para todo o planeta Terra!
Quando la estive, o Governo de NY estava finalizando a construcao de um enorme complexo cultural, centro de artes, com museu e auditorios. La encontramos numa tenda, um hippie "legitimo", todo tatuado, como que "guardando o santuario". Eu perguntei a ele se ele esteve no festival e ele me respondeu: "Sure I was! Man, don't just got there as I never got out from here" Ele me contou que veio de San Francisco de carona, sem dinheiro, trabalhou na construcao do festival e nunca mais voltou para SF. Ficou trabalhando na fazenda. Entao, vendo minhas lagrimas rolar ele me abracou e tiramos fotos juntos. Na segunda vez, eu estive com minhas filhas e meus genros, o Velho Hippie se lembrou de mim..."Ah...the Guy from Brazil" ele falou, e tiramos fotos de novo, devo ter em alguma fita alguma filmagem que fiz, qq dia vou procurar pra postar no Youtube.
Seguem algumas fotos... uma delas e' a visao geram da "coxilha" onde se realizou o festival, e' um enorme anfiteatro natural, que desce ate uma parte mais plana embaixo, onde foi montado o palco, a esquerda na foto mostra aquelas pedras que serviram de alicerce do palco e ainda estao la.
A outra foto e' a que tiramos com o hippie que citei acima, eu sou o de cavanhaque, a meu lado um casal de amigos e nas pontas meu genro e minha filha. A terceira foto mostra o que teria sido o "backstage" eu estou filmando...
Um grande abraco a voce e ao Jorge Lourenco e agora, a ja devidamente fotografada, a toda galera que organizou o Lourenstock.


PS. Ainda existe o local onde foi realizado o Lourenstock? Voces tem alguma foto do local? Cara, devem haver fotos do evento, lembro que tinha gente fotografando, algum antigo fotografo de Sao Lourenco...vamos atras disso? hehehe.. loucura pouca e' bobagem...
Depois te conto o que estamos programando, um reencontro da Casca da Laranja...hehe


PS, se achares interessante podes publicar o presente conteudo..." (sic)


Woodstock 2005 - Colina e palco

Woodstock 2005 - Backstage

Woodstock 2005

Os meus parabéns e os meus agradecimentos, novamente, ao Jones!!!

*****

Nenhum comentário: