segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A 13 de Fevereiro de 1970...



"Black Sabbath” lança o disco “Black Sabbath”


É um daqueles debates infinitos: quem fez o primeiro disco heavy metal da história? Apesar da concorrência, o Black Sabbath está entre os candidatos mais fortes.
Black Sabbath”, o disco que foi lançado a 13 de Fevereiro de 1970 (não por acaso uma sextafeira), é para muitos o primeiro disco de metal da história.
No final dos anos 60, o rock já estava em velocidade cruzeiro, e um grupo de bandas começou a acrescentar agressividade ao gênero, com guitarras distorcidas, baterias massacrantes, longos solos e um imaginário diabólico.
Led Zeppelin, Deep Purple e Steppenwolf embarcaram nessa corrida, mas foi o Black Sabbath, com o disco homônimo, que juntaria os vários elementos que associamos ao metal num só disco. Formado em Aston, Birmingham, Inglaterra, o Sabbath era formado
por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). Os primeiros passos deles foram formando o Earth, uma banda de blues rock pesado, mas progressivamente o quarteto começou a incorporar elementos do universo ocultista na sua música, letras e estética. Em 1969, perceberam que havia outra banda inglesa chamada Earth. Na rua da sala de ensaios do grupo, um cinema exibia o filme de terror “Black Sabbath” (1963), de Mario Bava. Inspirados, Geezer Butler e Ozzy Osbourne escreveram a letra de “Black Sabbath”, repleta de alusões negras (“Satan’s sitting there, he’s smiling”), a milhas de distância do imaginário "flower power" da cultura hippie então vigente.
Entusiasmados, mudaram o nome da banda e continuaram a explorar este novo universo.
O álbum foi feito em dois dias, um para gravações e outro para mixagem.
Black Sabbath” foi bem recebido comercialmente, mas os críticos da época torceram o nariz. O tempo daria ao Black Sabbath os louros, sendo hoje visto como um dos melhores álbuns de heavy-metal de todos os tempos.
ONTEM

Um comentário:

Anônimo disse...

E sempre na pesada...Gosto nunca se discute!Eu,hein!!!