domingo, 29 de novembro de 2009

São Lourenço do Sul - RS (16) O sobrado

A Fazenda do Sobrado conta importantes passagens de São Lourenço durante a Revolução Farroupilha. É um dos pontos turísticos da cidade. Na foto, um pica-pau resolveu aparecer em primeiro plano, na cerca. Só veio a ressaltar a beleza do lugar...


sábado, 28 de novembro de 2009

O mundo do outro lado do muro...

Olhares frios, poder, senso de injustiça, conta bancária gorda, carrões, roupas caras, jantares finos, cirurgias plásticas, sorrisos, botóx, gloria, glamour, vaidade, falsidade, intimidação, impunidade, pouco caso para conosco ao olhar lá do outro lado do muro... O que resta para nós, míseros mortais? Onde nos agarramos na correnteza? Quem nos defenderá? Onde foi que tudo isso começou? Afinal, por que mesmo questionar isso?

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Tormentas...

Chuvas,
Águas,
Vidas,
Lágrimas...

Qual o motivo da violência?

O que está acontecendo com o ser humano dito “moderno”? Por que a violência está presente nas ruas, nas casas, nas escolas e nas nossas vidas? O que se passa na mente das pessoas que disseminam essa violência contra os seus semelhantes, muitas vezes de forma gratuita? Desde quando um boné, um par de tênis ou uma mochila vale mais que uma vida? Quais os parâmetros utilizados para fazer essa avaliação? Por que nós, que seguimos as leis, estamos a cada dia que passa, nos sentindo mais imbecis? Desde quando a esperteza, a maldade e a falcatrua são mais fortes que a bondade, a verdade e a consciência tranqüila? As pessoas já não respeitam nem as autoridades constituídas... Por que? Até quando? O que ainda esperar? O que está acontecendo? A não ser rezar, o que podemos ainda fazer? Alguém sabe?

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

domingo, 22 de novembro de 2009

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

São Lourenço do Sul - RS (15) O colégio...

Este é o colégio "Nossa Senhora Estrela do Mar", mais conhecido como o "Colégio das Irmãs". Foi fundado há 73 anos pelas Irmãs de Nossa Senhora - Associação Notre Dame, tendo começado as suas atividades no dia 03 de março de 1936. Assim como muitos lourencianos, foi ali que eu cursei desde o "Jardim de Infância" até o quinto ano do Curso Primário.


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

São Lourenço do Sul - RS (14) A velha fábrica

Antiga fábrica de óleo vegetal, localizada também às margens do arroio São Lourenço. Essa localização se devia, da mesma forma, para um melhor esoamento da produção por barco, via Lagoa dos Patos. O prédio hoje, encontra-se abandonado.


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

São Lourenço do Sul - RS (13)


Antiga residência do casal Miguel e Maria Bortowski, situada na rua Marechal Deodoro. Ali, também funcionava a marcenaria do senhor Miguel, um grande artífice e profissional da madeira, na época. Atualmente, a casa foi dividida e serve de residência para várias familias.

sábado, 14 de novembro de 2009

Fonte de Jerusalém - Curitiba

A Fonte de Jerusalém localizada em Curitiba, foi inaugurada em dezembro de 1995, em comemoração aos três mil anos da cidade de Jerusalém. Construída em concreto armado, com 14,5m de altura, ostenta uma fonte luminosa com três anjos em bronze (com aproximadamente 600 quilos cada) que representam as três grandes crenças monoteístas para as quais, a cidade é sagrada: O Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo. O monumento celebra a paz entre os povos. A obra, que se encontra na entrada do Jardim Los Angeles (esquina das avenidas Sete de Setembro e Arthur Bernardes), conta com projeto do arquiteto Fernando Canalli e obras da artista plástica curitibana Lys A. Buzzi, e foi originalmente criada simbolizando as três Américas. A mudança do nome para "Fonte de Jerusalém" ocorreu por vontade do prefeito de Curitiba, que na época resolveu homenagear o prefeito de Jerusalém que visitava a capital paranaense.






sexta-feira, 13 de novembro de 2009

São Lourenço do Sul - RS (12)

Antigo armazém às margens do arroio São Lourenço, onde eram estocadas as mercadorias que seriam transportadas via barco até a cidade de Rio Grande, hoje transformado em bar. Sinal dos tempos...


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Barcelona por Beatriz...

"Primos ZL e Jeff,
Como todos sabemos um povo nao se conhece so pela arquitetura e sabores mas muito e principalmente por seus habitos, costumes e cultura em geral. Rememorando com o olhar saudoso a viagem, resolvi mandar a foto do espetaculo que durante o verao e primavera os Catalaos apresentam para quem os visita, Barcelona, ja disse e repito eh uma festa constante, tanto olfativa, quanto visual. A fonte Magica, no meio da Avinguda la Reina Maria Cristina, que ganha variadas cores com uma iluminacao surprendente e aonde acorrem centenas de pessoas ao anoitecer para se encantar com as transformacoes que sofre. E ficamos ali acreditando que o mundo tem salvacao, ainda mais embalados naquele farfalhar das aguas pelas vozes da famosa cantora MontSerrat e pelo inesquecivel Fred Mercury, entoando lindamente "Barcelona". Aprecia e ganhes entusiasmo para visitar essa encantadora cidade mediterranea. Outras fotos sao de espetaculos ao ar livre tambem (la o clima se presta, lembra o Rio de Janeiro), moradores dancando a tradicional Sardana, que eh mais complicada do que parece, e que os seguidores( em geral pessoas mais velhas) lutam bravamente para passarem essa linda tradicao para os jovens. Eles, normalmente, apresentam-se aos domingos na Plaza del Ajuntamiento (como se fosse ai no Largo da Prefeitura), basta chegar e se juntar ao grupo, quem se animar faz a festa tambem. E , estao indo fotos tremidinhas que consegui a duras penas tirar das apresentacoes em torno de restaurantes, na rua, que fazem jovens talentosos em busca da fama e do dinheiro.......cidade espetacular e imperdivel, sempre, em cada esquina, em cada canto teremos la um momento de arte e de puro prazer. E viva a Catalunya. Esta dificil deixar de curtir esse periodo lindo de minha vida......bjs, Beatriz"

Por Beatriz Maia Alves











segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Queda do muro de Berlim - 20 anos








Hoje, quando se comemora os 20 anos da queda do muro, direto de Berlim, fotos e comentários de minha prima Beatriz Maia Alves:
Foto 1:  Tua prima entre os soldados americanos e russo, eles ainda tem senso de
humor, faz parte do turismo, meu passaporte veio carimbado com os vistos dos
grandes personagens daquele historia toda;
Foto 2:  No chao os anos: do inicio e do fim do muro;
Foto 3: Uma imitacao do muro, com cartazes alusivos a historia que la se passou;
Foto 4: Portao de Brandeburg a noite, nessa hora causa mais impacto do que de
dia, olhando de frente a esquerda fica a Embaixada Americana.




sexta-feira, 6 de novembro de 2009

São Lourenço do Sul - RS (10) Igreja Matriz - As obras de arte perdidas...



Visão geral...



A assinatura do artista...



Nova visão geral...

Nos últimos dias, meu primo José Lauro Dieckmann e eu, conversamos sobre a autoria das pinturas do interior da Igreja Matriz de São Lourenço do Sul. A princípio, cogitamos a possibilidade das obras serem de autoria do pintor italiano Aldo Locatelli, o mesmo que pintou magnificamente a Catedral de Pelotas. Vendo o nosso engano, nossa também prima Beatriz Maia Alves contou a verdadeira história, que foi confirmada por minha mãe, Maria Dieckmann, alguns dias depois. Na verdade, as obras são do pintor, também de origem italiana, Gildo Scaranari. Pois bem! Eis aí, nas fotos, as pinturas que ainda restam quase intactas no interior da igreja, no alto, sobre o altar. As paredes laterais eram da mesma forma ricamente pintadas mas, infelizmente, foram recobertas com uma camada de tinta, não sei exatamente o motivo, lá pela década de 70. Penso que àquelas paredes eram uma obra de arte que contavam a história de uma época, de seu povo e de sua igreja. Acho que é viável o lançamento de uma campanha na comunidade lourenciana para tentar restaurar as obras hoje recobertas de maneira inconseqüente pelas camadas de tinta. Apesar de termos nos equivocado sobre o autor das obras, penso que vemos da mesma maneira triste o final que elas tiveram. Se observarmos com atenção, vemos as marcas de uma infiltração na pintura principal e ainda remanescente.
Sou realmente favorável ao lançamento de uma campanha de conscientização da população da cidade, dos políticos e empresários para que seja promovida a restauração do interior da igreja.
São Lourenço merece! Nossa história agradece!

A queda do muro...



Estamos vivendo o momento em que comemoramos os vinte anos da queda do muro de Berlim. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, ferimentos em 112 outras, além de deixar milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.
O Muro de Berlim começou a ser derrubado no dia 9 de Novembro de 1989, sendo o ato inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Federal da Alemanha, acabando também a divisão do mundo em dois blocos. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. Embora não representem diretamente o muro, penso que as correntes trazem parte do significado do que ele causou para a vidas das pessoas ao tolhar a sua liberdade.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sob a luz do luar...



Como resistir a uma noite de lua cheia? Aliada às temperaturas altas, o passeio se torna quase inevitável... Essa é uma rua do bairro Portão em Curitiba. A caminhada se deu entre as árvores, a iluminação do poste e o esplendor do luar...


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

" A gente não quer só comida... "



"A gente não quer só comida... A gente quer bebida, diversão e arte!" (Titãs)
E quando a comida, visualmente, vira arte? A beleza dos frutos, dos grãos e das cores...



domingo, 1 de novembro de 2009

São Lourenço do Sul - RS (9) A casa dos Dieckmann



Esta é a casa do meu ramo da familia Dieckmann em São Lourenço. Ela foi construída pelo meu avô Guilherme e minha vó Bertha Dieckmann e onde se desenrolou a vida e a história da familia. Meu pai Elpidio e meu tio Erwin passaram aqui, a infância. Com belos móveis, lustres e um piano, passei eu também a infância e a adolescência aqui.


Rua calçada de pedras
Minha velha casa
A história passeia aqui...